87.7k views
3 votes
A erradicação é uma forma radical de controle, que visa a extinguir, por métodos artificiais, o agente etiológico ou seu vetor; porém a erradicação é um objetivo raramente atingido.

PORQUE


O objetivo da erradicação só é atingido quando não mais existir o risco de infecção ou doença, mesmo na ausência de vacinação ou qualquer outra medida de controle.


Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


a.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


b.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda, uma proposição falsa.


c.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


d.
A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda, uma proposição verdadeira.

1 Answer

6 votes
A forma mais simples de se determinar a frequência de uma doença é pela simples contagem dos indivíduos afetados. A simples mensuração do número de casos da doença sem fazer referência à população em risco pode, ocasionalmente, dar uma ideia da magnitude do problema ou da sua tendência em curto prazo em uma população como durante uma epidemia. Porém, os dados de prevalência e incidência tornam-se mais úteis quando são relacionados à população sob risco. Assinale a alternativa correta acerca das medidas de morbidade (prevalência e incidência).

I) A incidência mede quantas pessoas tornaram-se doentes.

II) Ambas são medidas de frequência de ocorrência de doença.

III) O conceito de incidência envolve espaço e tempo – quem está ou ficou doente em um determinado lugar em uma dada época.

IV) Os dados de prevalência/incidência não são muito úteis em estudos que acompanham grupos de pessoas durante um período em que sua composição sofre alterações naturais de entrada e saída de indivíduos.

V) A prevalência mede quantas pessoas tornaram-se doentes menos as que se curaram.

User ClassA
by
5.8k points